-
Arquitetos: ar-Architects
- Área: 419 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Sergio Pirrone
-
Fabricantes: Hansgrohe, Binova, Eagon, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um lote de esquina, com implantação norte-oeste, em um denso bairro residencial perto de Seul, a Casa W foi projetada para um casal e seus dois filhos adolescentes. Ao mesmo tempo que os terrenos de esquina permitem que as edificações sejam mais amplas, as casas acabam ficando expostas à vizinhança e podem ter sua privacidade comprometida. Partindo desse princípio, a família demandava privacidade acima de tudo, enquanto os arquitetos buscaram não sacrificar o conforto ambiental perante essa preocupação.
O desafio, portanto, foi promover privacidade suficiente, e ainda fornecer conforto. Dessa forma, o projeto usou como estratégia a criação de pequenos pátios internos que agem como espaços intermediários entre o interior e o exterior. Cada pátio é diferente e tem uma forma específica de se relacionar com o exterior, seja por aberturas laterais, seja por aberturas zenitais, ou através dos dois.
O resultado dessa preocupação, somada a abordagem de projeto, é uma casa que pode parecer monótona e silenciosa do lado de fora, porém, é por esses pátios que internamente ela se torna iluminada e fresca. Apesar da casa ser fechada na parte de fora, há muitas aberturas discretas. Uma grande abertura olha para a mata próxima dali, oferecendo boas vistas, sol e ventilação. Outras aberturas, localizadas do outro lado, são menores e foram locadas estrategicamente para proteger visualmente a família. Essa estratégia perante as aberturas busca privacidade aos moradores ao passo que também permite ampliar o acesso à luz e ventilação natural.